Rio 2016, daremos conta?


Pois é, ainda não falamos de Olimpíadas Rio2016. E o que tem ainda pra dizer sobre isso? Muita coisa. Não vou negar que antes do resultado eu era contra a vitória, por vários motivos que acredito não serem importantes aqui. Importante mesmo é mostrar que, como tudo, o evento tem um lado bom e um ruim...

Só o fato de termos competido com cidades importantes (Chicago, Tóquio e Madrid) já torna a vitória muito melhor. Todas essas cidades já possuem estrutura, segurança e investimentos que as deixam muito a frente do Brasil. Mesmo assim, conseguimos superá-las, não porque somos melhores, mas porque temos perspectiva de melhorar, o que reflete uma confiança dos outros países e órgãos internacionais no Brasil. Se consigueremos corresponder à tal confiança, isso é outra história...

Segundo Jeanine Pires, presidente da EMBRATUR, a candidatura do Rio teve muita repercussão no exterior e já é previsto um aumento de 15% do turismo para o Brasil em 2016. O que é muita coisa, já que a média dos outros países, normalmente, vai de 1% a 2% ao ano. Além do turismo de lazer, Jeanine afirma que o 'turismo de negócios' (número menor de pessoas, porém investimento maior) também crescerá de modo significativo.
Grande demanda de turismo e investimento é sinônimo de muito crescimento se soubermos usar e aproveitar isso de forma correta.

A lista de promessas do governo do Rio de Janeiro é grande e, se cumprida, contribuirá de forma significativa para a qualidade de vida no Rio, não só durante as Olimpíadas, mas depois dela. Segundo o governador Sérgio Cabral, cerca de R$100bi devem ser investidos até 2016 em melhorias nas áreas de segurança, transporte público e saneamento. Investimentos estes que já deveriam ter sido feitos há muito tempo, mas que com as Olimpíadas terão obrigatoriamente de ser cumpridos e que trará benefícios muito maiores para a população carioca do que para os próprios turistas. Além disso, as escolas públicas do Rio terão, obrigatoriamente, aulas de inglês, francês e espanhol.

Muita coisa ainda tem que ser feita. Estamos muito atrás dos padrões de uma cidade-sede das Olimpíadas. Os índices de violência do Rio de Janeiro são muito altos, poquíssima estrutura hoteleira, saneamento precário e falta de profissionais qualificados para receber um evento deste porte são elementos que compõe o cenário de uma cidade que nunca investiu em nenhum desses aspectos. Sem esquecer dos aeroportos brasileiros, que até agora não foram citados pelo Governo Federal, mas que é um ponto importantíssimo à ser revisado se quisermos estar preparados, não só para as Olimpíadas 2016, mas também para a Copa do Mundo em 2014.

A novidade disso tudo, é que desde o dia 8 de outubro, a prefeitura do Rio de Janeiro colocou no ar um site onde a população poderá monitorar os projetos e os gastos da prefeitura com as Olimpíadas.
O vídeo oficial da candidatura do Brasil para as Olimpíadas você pode ver abaixo:


Existe ainda um vídeo para promover o Rio de Janeiro feito pelo cineasta Fernando Meirelles.

É isso, ficaremos de olho nas obras e gastos da prefeitura, e torcendo para que tudo dê certo e que consigamos fazer uma Olimpíada à altura das expectativas.

0 comentários:

Postar um comentário